Energia solar triplica no país em 1 ano. Saiba quanto dá para economizar

Nos últimos 6 meses, o setor cresceu 45%, mesmo com a crise do coronavírus. Bancos oferecem financiamento com parcela menor do que a economia na conta.

10/11/2020

Nos últimos 6 meses, o setor cresceu 45%, mesmo com a crise do coronavírus. Bancos oferecem financiamento com parcela menor do que a economia na conta.

Os pequenos sistemas de geração de energia solar, instalados nos telhados de residências e empresas, atingiram 3 GW de potência instalada no país, o suficiente para abastecer 1,2 milhão de casas, de acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar)

Esse tipo de geração triplicou no Brasil, nos últimos 12 meses, e cresceu 45% nos últimos seis, apesar da pandemia. Existem, atualmente, 255.000 sistemas solares fotovoltaicos conectados à rede, que abastecem 319.000 unidades consumidoras, como são denominadas as ligações de energia feitas pelas distribuidoras. Ao todo, os brasileiros investiram mais de 15 bilhões de reais em energia solar. 

LEIA TAMBÉM: Energia solar pode ser mais rentável do que algumas aplicações financeiras

“O setor solar fotovoltaico brasileiro gerou 165.000 empregos desde 2012, espalhados por todas as regiões do país. Apenas nos primeiros cinco meses de 2020, o mercado criou mais de 37.000 postos de trabalho, mesmo em meio à crise econômica e sanitária da covid-19”, afirma Rodrigo Sauaia, presidente da Absolar. 

Projetos residenciais respondem por sete em cada dez instalações de painéis solares no país. Em termos de potência instalada, no entanto, as empresas de comércio e serviços estão na frente, com 39,5% da capacidade total.

Fonte: https://exame.com/pme/energia-solar-triplica-no-pais-em-1-ano-saiba-quanto-da-para-economizar/