Pesquisa indica que imóveis com sistemas fotovoltaicos são mais valorizados no mercado imobiliário

Segundo a Effective Home, unidades com energia solar são vendidas com um acréscimo de 14% em comparação com aquelas que não possuem a tecnologia

16/09/2020

Uma pesquisa realizada pela Effective Home, especialista em painéis solares, indicou que a instalação de geradores fotovoltaicos pode aumentar o valor de um imóvel em até R$ 200 mil, na Europa. No Reino Unido, por exemplo, imóveis com energia solar são vendidos por 14% a mais, um acréscimo de cerca de 32 mil libras, com base no preço médio de uma casa naquele país.

Mas a mesma análise mostrou que o acréscimo pode ser ainda maior em outras localidades, como Londres, onde as casas podem ter um aumento de 90 mil libras após a instalação de painéis solares. Em Bristol, o aumento pode chegar a 45 mil libras, em Edimburgo a 40 mil, em Leicester a mais de 31 mil e em Manchester a cerca de 29 mil libras ou mais.

 

LEIA TAMBÉM: Inauguração Sistema Fotovoltaico - Baterias Real

 

As razões para esta valorização são muitas. Uma delas é que os proprietários chegam a economizar cerca de 27 mil libras em contas de energia em um período de 30 anos. Essa economia é muito importante nos dias de hoje, já que os britânicos estão ficando mais tempo em casa por causa do lockdown pela pandemia de Covid-19 e, por isso, a conta de energia teve um aumento de 37%. Além disso, os proprietários de casas com painéis solares têm a opção de vender a energia excedente à rede nacional, principalmente no verão, quando há mais horas de luz do dia e o consumo diminui.

Segundo Dan Graby, diretor da Effective Home, como os preços das casas estão subindo, é interessante avaliar o impacto da energia solar e os benefícios que ela traz, como a redução do valor das contas de energia e da emissão de carbono. “Esperamos que os dados da nossa pesquisa tenham um impacto positivo para os vendedores de imóveis no Reino Unido, pois talvez eles não saibam que fazer mudanças relacionadas à eficiência energética pode aumentar consideravelmente a cotação das propriedades. Os compradores estão em busca de casas menos vulneráveis aos aumentos de tarifas de energia e também estão mais preocupados com o aquecimento global e o meio ambiente.”

Os ganhos de capital com propriedades com painéis solares podem ser enormes no Reino Unido. As casas avaliadas inicialmente em 100 mil libras tiveram um aumento de 14 mil, e as avaliadas em 2 milhões de libras tiveram um acréscimo de 280 mil.